Curso Técnico: Solução para Quem Quer Entrar no Mercado de Trabalho
Muita gente fica confusa quando ouve o termo Curso Técnico.
Será que é a mesma coisa que graduação?
A resposta é simples: Não, os cursos técnicos não são a mesma coisa que uma graduação, eles são uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro.
Ao contrário da Universidade, que dá uma visão ampla de conhecimento permitindo a formação, por exemplo, de pesquisadores ou cientistas, o objetivo de um curso técnico é outro: formar pessoas para o Mercado de Trabalho.
Por esse motivo os cursos técnicos são muito mais focados em prática que as faculdades (muitos inclusive são 100% práticos). Seu objetivo é formar trabalhadores.
Os cursos técnicos estão em um nível entre o Ensino Médio e o Ensino Superior. Eles podem inclusive ser feitos após o Ensino Médio ou então substituir essa etapa, integrando as disciplinas práticas com as matérias do ensino médio em um só curso. É uma maneira conveniente de tornar a busca pelo primeiro emprego mais prática e eficiente, pois logo ao sair do colégio, você já pode ingressar em alguma profissão mais voltada para o seu universo de interesse.
Não à toa, este é considerado um dos grandes diferenciais do curso técnico: a preparação antecipada daquilo que o mercado procura de seus profissionais. Imagine chegar à uma universidade já com conhecimentos práticos e também com experiência profissional?
Na escola Politécnica Brasileira, os cursos técnicos estão divididos em 2 categorias básicas:
Curso Técnico Concomitante: Como o próprio nome já diz, o Curso Técnico Concomitante acontece separado do Ensino Médio, ele é feito em paralelo.No caso deste tipo de formação o aluno pode, por exemplo, fazer o Ensino Médio de manhã e o curso técnico à tarde.
Curso Técnico Profissionalizante ou Subsequente: O Curso Técnico Profissionalizante é uma opção para quem já fez todo o Ensino Médio e mesmo assim ainda quer fazer um curso técnico. É uma boa opção para quem quer entrar rapidamente no Mercado de Trabalho ( mais rápido que uma faculdade ), embora tenha a vantagem de durar menos tempo, a desvantagem do curso técnico profissionalizante em relação a faculdade é que a formação é mais simples.
Eixos Tecnológicos dos Cursos Técnicos
No Brasil, os cursos técnicos estão divididos em 13 áreas, ou Eixos Tecnológicos:
- Ambiente e Saúde
- Controle e Processos Industriais
- Desenvolvimento Educacional e Social
- Gestão e Negócios
- Informação e Comunicação
- Infraestrutura
- Militar
- Produção Alimentícia
- Produção Cultural e Design
- Produção Industrial
- Recursos Naturais
- Segurança
- Turismo, Hospitalidade e Lazer
Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/cursos/curso-tecnico/curso-tecnico/